quinta-feira, 22 de novembro de 2012

APRESENTAÇÕES DE TRABALHO




UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
Normas para apresentação dos resumos e dos artigos para publicação

IV DIÁLOGO CIENTÍFICO E I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/CAMETÁ

TEMÁTICA: Educação do Campo, Identidade e Conhecimento na Amazônia Tocantina

PERÍODO: 20 e 21 de Dezembro de 2012.

LOCAL: Auditório Alberto Mocbel do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Os resumos a serem apresentados para o IV DIÁLOGO CIENTÍFICO E I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/CAMETÁ no ato da inscrição devem estar de acordo com a orientação abaixo, devendo obrigatoriamente ser encaminhado para os e-mails ocm@ufpa.br ou suelicorrea@ufpa.br, até a data limite de inscrição de trabalho. 
Corpo do texto do resumo: mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras, sem contar o título, a identificação do(s) autor(es) e das respectivas instituições a que pertence(m). Não inserir no corpo do resumo nenhum tipo de nota (de rodapé ou de fim) e nem referências bibliográficas; apresentar arquivo em formato de documento do Word ou do BrOffice, com espaçamento simples, tipo Arial, tamanho 12.
Conteúdo: apresentar o Eixo Temático em que se insere o trabalho, os objetivos, a metodologia, a base teórica e os resultados.
Estrutura do documento:
TÍTULO EM NEGRITO (centralizado e em caixa alta)
Identificação do(s) autor(es), com respectivos endereços eletrônicos (e-mail)
Instituição a que pertence(m)
Texto do resumo
Palavras-chave (apenas três palavras separadas por vírgula)
O envio do resumo fora da formatação solicitada implicará a não aceitação do trabalho.
Todos os trabalhos submetidos para o IV Diálogos Científicos do Campus de Cametá serão analisados por uma Comissão Científica formada por professores (especialistas, mestres e doutores) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.
O resultado dos trabalhos aprovados pela Comissão será divulgado no dia 19 de dezembro de 2012.
A decisão da Comissão Científica é soberana, não cabendo nenhum tipo de recurso no caso de trabalhos não aceitos.
Os trabalhos completos deverão impreterivelmente ser enviados para o e-mail 4dialogoscientificoscuntins@yahoo.com até o dia 20 de março de 2013, para que sejam incluídos no Livro do Evento.
Para serem incluídos em Livro do evento, os textos completos devem seguir rigorosamente as normas constantes no Anexo deste documento.

Os pôsteres deverão conter:
Título idêntico ao do resumo submetido (centralizado);
Nome(s) e instituição do(s) autor(es) (alinhados à direita);
Cidade/Estado (alinhados à direita);
Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências;
Ilustrações (tabelas, gráficos, fotos), se for o caso.

Os resumos e trabalhos completos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), cabendo-lhe(s) única e exclusivamente a adequação de seu texto ao padrão gramatical/textual.
Serão aceitos, no máximo, 2 (dois) trabalhos por participante, contanto que não sejam trabalhos de mesma natureza.

ANEXO
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO DO IV DIÁLOGO CIENTÍFICO E I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/CAMETÁ
Para serem incluídos nos Anais do evento, os textos devem impreterivelmente respeitar as seguintes normas:
1. Redigir o texto em português e utilizar margens de 3,5 cm em papel formato A4 (21cm x 29,7cm).
2. O texto digitado deve ter entre 2 mil e 6 mil palavras, incluindo os anexos.
3. Digitar o texto em Word for Windows ou BrOffice, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples entre linhas e parágrafos, em modo justificado.
4. Para citação de mais de três linhas, adentrar o texto em 4 cm e utilizar fonte Times New Roman, corpo 11 com espaçamento simples.
5. Para texto citado com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpo do texto.
6. Para notas de rodapé, usar fonte Times New Roman, corpo 10.
7. Apresentar o texto na seguinte sequência: título do artigo, nome(s) do(s) autor(es), resumo em português, palavras-chave em português, texto, referências e anexos.
8. Digitar o título do artigo centralizado na primeira linha da primeira página com fonte Times New Roman, tamanho12, em formato negrito, todas as letras maiúsculas.
9. Digitar o(s) nome(s) do(s) autor(es) de forma completa na ordem direta, na segunda linha abaixo do título, com alinhamento à direita, seguido do nome completo da Instituição de filiação. Letras maiúsculas devem ser utilizadas apenas para as iniciais.
10. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO em maiúsculas, seguida de dois pontos, na terceira linha abaixo do nome do autor e sem recuo. O texto dos resumos segue na mesma linha e deve ficar entre 150 e 250 palavras. Digitá-lo em fonte Times New Roman, corpo 11.
11. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE em maiúsculas, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do resumo e duas linhas acima do início do texto. Utilizar três palavras-chave com fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas por ponto e vírgula.
12 Digitar os títulos de seções com fonte Times New Roman, tamanho12, em negrito. O título da introdução deve ser redigido na terceira linha após as palavras-chave. Os demais títulos, duas linhas após o último parágrafo da seção anterior (pular linha). Os títulos de seções são numerados com algarismos arábicos seguidos de ponto (por exemplo, 1. Introdução, 2. Fundamentação teórica). Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.
13 Digitar a primeira linha de cada parágrafo de texto com adentramento de 1,5cm.
14 As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor data. Para citar, resumir ou parafrasear um trecho da página 36 de um texto de 2005 de Pedro da Silva, a indexação completa deve ser (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.
15 Citações no meio do texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico. Use itálico para indicar ênfase ou grafar termos estrangeiros 
16 Caso seja necessária transcrição fonética, enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.
17 Notas devem ser digitadas em rodapé em sequência numérica. Não se deve usar nota para citar referência.
18 Tabelas, quadros, ilustrações (desenhos, gráficos etc.) devem ser entregues prontos para a editoração eletrônica. Não se admitem ilustrações xerocopiadas. Elas deverão ser devidamente escaneadas e inseridas no texto. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 11, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser identificados por legendas.
19 As referências devem ser de acordo com as normas atualizadas da ABNT 6023. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, tomando seu ultimo sobrebnone em maiúscula seguido do título da obra, a edição se a partir da 2ª, o local, a editora e o ano de publicação.   Se houver outros autores devem ser separados uns dos outros por ponto e vírgula; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de cinco toques; mais de uma obra do mesmo autor no mesmo ano, use uma letra (a, b, ...) após a data. Ordene referências de mesmo autor em ordem decrescente. O nome da obra principal deverá vir em negrito.
Exemplos:
JESUS, Raimundo Jorge Nascimento de. A “Campanha Escola para Todos” — Movimentos sociais, Estado e partidos políticos na transição democrática no Pará. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) — Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 1997.
POPKEWITZ, Thomas S. Reforma, conhecimento pedagógico e administração social da individualidade: a educação escolar como efeito do poder. In: INBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI: Os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SANTOS, Terezinha Fátima A. Monteiro; FARIAS, Maria Celeste. Breves incursões pelas políticas públicas de gestão dos anos noventa no Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, 5, 2008, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2008. CD-ROM.
SILVA, Luiz Antonio Machado da. Cidadania, democracia e justiça social. Disponível em: < http://www.ibase.br/anexos/ibase_dvb_capitulo3.pdf >. Acesso em: 22 janeiro 2008.
WEFFORT, Francisco C. Por que democracia? 2.ed. São Paulo: Brasiliense,1984.